Saber como usar cartão de crédito é essencial para garantir a eficiência do seu planejamento financeiro pessoal, evitando dívidas em seu nome e possíveis cobranças por parte da operadora do cartão.
Em geral, esse recurso de compra é bastante prático e seguro, pois tendo um em mãos, não existe a necessidade de circular com dinheiro físico. Além disso, o cartão de crédito permite parcelar as compras, o que é vantajoso quando feito de forma consciente e responsável.
Pensando nisso, elaboramos este conteúdo com 9 dicas de como usar o cartão de crédito com prudência. Confira.
1. Estabeleça um teto para compras
Para não se descontrolar e gastar demais, estabeleça um limite. A recomendação é levantar seus rendimentos e determinar uma quantia máxima para gastar mensalmente, ou seja, o valor máximo que sua fatura deve ter por mês. Depois, basta registrar as compras para não extrapolar o seu teto de gastos.
2. Entenda as taxas de juros
Muitas pessoas podem adquirir dívidas por não compreenderem o conceito de taxas de juros do cartão. Elas nada mais são do que o valor cobrado pelo empréstimo do dinheiro via crédito, em caso de atraso, parcelamento do saldo da fatura ou pagamento diferente do total da fatura. O problema é que, nessa modalidade, a remuneração cobrada pelo crédito é uma das mais elevadas do mercado. E o fato de não pagar integralmente a fatura do mês fará com que a dívida fique cada vez maior.