Dívidas em atraso, aumento de juros e inadimplência. Essa é muitas vezes a razão que tira o sono do brasileiro, em muitos casos resultado de uma falta de planejamento financeiro. Na euforia em busca de solução, muitas pessoas recorrem a créditos que complicam ainda mais a situação.
Por isso separamos alguns passos para ajudar a reorganizar a vida financeira e planejar o futuro sem medidas mirabolantes, mas sim muito possíveis de saírem do papel. Confira:
1. Anote seus gastos
Primeiro de tudo você precisa saber como está a sua vida financeira agora, neste exato momento.
Mapeie tudo, separe seus boletos, carnês ou qualquer tipo de conta. Faça um levantamento dos seus gastos fixos, das dívidas e se existe previsão futura para novos gastos.
Tenha tudo em mãos para o próximo passo.
2. Organize suas dívidas no papel
Agora é organizar de uma maneira fácil para visualizar cada conta. Como? Anotando em um papel. Faça uma lista, daquelas simples, com cada nome e valor em uma linha, uma espécie da planilha. Se preferir, anote em algum aplicativo de organização financeira, tabela no excel ou caderno.
De um lado, some o total de gastos. Do outro, inclua o quanto tem de recebíveis por mês (salário, trabalhos informais, como freelancers, aposentadoria ou outros).
Veja quanto sobra ou falta no orçamento mensal.
3. Faça uma reunião em família
É importante passar por essa etapa com o apoio dos familiares. Se vocês têm gastos divididos ou não, eles podem ajudar a encontrar uma solução em conjunto ou até quem sabe contribuem com algum valor para somar mais renda e quitar as dívidas.